Women on boards

Uma abordagem integrada

É o primeiro estudo compreensivo sobre mulheres nos órgãos de governo das empresas, ancorando-se numa abordagem integrada. Procura contribuir para o avanço do conhecimento a partir da integração de contributos da Sociologia, dos Estudos de Género, da Gestão e das Finanças, e da articulação entre métodos de investigação qualitativos e quantitativos.

O Projeto foi concebido para integrar “inputs”, processos e resultados; além da caracterização exaustiva do perfil dos membros (“inputs”) dos órgãos de governo das empresas abrangidas pela Lei n.º 62/2017, procurará apreender se o equilíbrio numérico é gerador de uma maior igualdade – quer nas dinâmicas sociais inerentes ao funcionamento desses órgãos (“processos”), quer no alcance dos respetivos resultados (“outcomes”).

Neste caso, procurar-se-á compreender quais os efeitos de um maior equilíbrio entre mulheres e homens nos órgãos de governo na definição e/ou acompanhamento de políticas e práticas de gestão promotoras da igualdade entre mulheres e homens nas respetivas empresas. A análise empírica visa triangular os níveis de análise macro, meso e micro. Por último, visa integrar a teoria, a evidência empírica, as políticas e as práticas sociais através da institucionalização de um “think tank”. Este envolverá actores-chave (“stakeholders”) na definição de recomendações, soluções e estratégias para promover e consolidar a igualdade de género nas empresas e na sociedade portuguesa, além de outras partes interessadas no acompanhamento do Projeto.